IMG-LOGO
IMG

Manifesto Divino Suco

DIVINO SUCO - FAZ BEM ATÉ PARA QUEM NÃO TOMA
Divino Suco não é apenas um produto. É um propósito em defesa da vida. Nossa causa é ajudar a salvar vidas, melhorar a vida das pessoas, colaborar no esforço de prevenção e combate ao diabetes. Queremos fazer barulho para atacar essa doença silenciosa, e nossa principal ferramenta é a informação.
Nós estamos lançando uma semente, uma ideia que apostamos e queremos difundir entre os empreendedores. Nós vamos começar fazendo a nossa parte: para cada garrafa de suco vendida, uma parte do lucro será repassada para o Instituto da Criança com Diabetes. Imagina se mais empresas adotarem também essa prática: vamos ter mais recursos para organizações como ICD/RS, e mais pessoas vão estar sendo beneficiadas e assim reduziremos o sofrimento e a dor dos nossos irmãos.

SIGN
Antônio Feldmann Diretor Geral



A UVA, O FRUTO SAGRADO DAS VIDEIRAS

“Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer (João 15:4-5)

 

A uva e a videira são elementos presentes na história da humanidade, desde os primórdios. E na Bíblica Sagrada inúmeras são as passagens que se referem à videira e seu fruto, a uva.

E essa realidade, esse ambiente da vitivinicultura e do mundo cristão, esteve presente na minha vida desde criança. Com 13 anos de idade, eu deixava a casa dos meus pais em Bento Gonçalves para começar meus estudos no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. Sabe como é, naqueles tempos era sonho de todo pai e toda mãe ter um filho padre. E no meu caso ainda mais, porque meu pai havia estudado durante 11 anos no Seminário de Daltro Filho, da congregação dos Franciscanos. Hoje eu dou graças a Deus por ele não ter se tornado padre. Porque daí eu não existiria. E minhas filhas hoje dizem a mesma coisa, mas são os desígnios de Deus e os mistérios da vida.

Bom, mas voltando ao tema, lá estava eu, uma criança de 13 anos, num lugar estranho, em que se estudava muito e se rezava mais ainda. Mas também nós trabalhávamos, em serviços dos mais diversos. Desde secar louça e lavar vidros, passando pela horta e pelos pomares, e no cuidado das videiras (ou parreiras, parreirais). O Seminário tinha uma propriedade bastante considerável coberta de parreirais, que produziam milhares de quilos de uva todo ano. E o fruto era levado até uma cantina próxima, e viria a se tornar o vinho e o suco que tomaríamos durante o ano todo. Na época da colheita da uva, era formado mutirão com todos os seminaristas para o trabalho. E eu fazia questão de acompanhar os carretões que transportavam a uva até a cantina. E lá eu me informava sobre o processo de produção do vinho e do suco, que naquele tempo eram elaborados ainda de forma rústica, com maquinários bem antigos. Tornava-se quase um processo artesanal. E aquele líquido que ia para os garrafões depois faziam nossa alegria nas refeições. O vinho, porém, servido de forma muito controlada, máximo um copo cada um e apenas nas quartas-feiras e nos domingos. O suco não tinha restrição e era servido à vontade.

ABAIXO VAMOS TRANSCREVER ALGUMAS PASSAGENS DA BÍBLIA SAGRADA QUE SE REFEREM Á VIDEIRA E SEU FRUTO, A UVA.

 

JOÃO 15:1-17

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pelas palavras que tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara em si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes, ao Pai ele concederá.

 

Números 13:23

Quando chegaram ao Vale de Escol, cortaram um ramo do qual pendia um único cacho de uvas. Dois deles carregaram o cacho, pendurado numa vara. Colheram também romãs e figos.

 

Jeremias 2:21

Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada como vide estranha?

 

Jeremias 5:10

Subi, pois, aos seus terraços de videiras e arrasai-os; todavia, não os aniquilai de todo. Cortai sim, os seus ramos, pois não são do SENHOR.

 

Salmos 80:8-16

Do Egito trouxeste uma videira; expulsaste as nações e plantaste. Limpaste o terreno, ela lançou raízes e encheu a terra. Os montes foram cobertos pela sua sombra e os mais altos cedros pelos seus ramos. Seus ramos se estenderam até o Mar e os seus brotos até o rio. Porque derrubaste as suas cercas, permitindo que todos os que passam apanhem as suas uvas?

Javalis da floresta a devastam e as criaturas do campo dela se alimentam. Volta-te para nós, ó Deus dos Exércitos! Dos altos do céu olha e vê. Toma conta desta videira, da raiz que a tua mão direita plantou, do filho que para ti fizeste crescer. Tua videira foi derrubada; como lixo foi consumida pelo foto. Pela tua repreensão perece o teu povo.

Ezequiel 15:1-8

E veio a mim a palavra do Senhor dizendo: Filho do homem, que mais é a árvore da videira do que qualquer outra árvore, ou do que o sarmento que está entre as árvores do bosque? Toma-se dela madeira para fazer alguma obra? Ou toma-se dela alguma estaca, para que se lhe pendure um vaso?

Eis que é lançado no fogo, para ser consumido; ambas as suas extremidades consome o fogo, e o meio dela fica também queimado; serviria porventura para alguma obra? Ora, se estando inteiro, não servia para obra alguma, quanto menos sendo consumido pelo fogo, e, sendo queimado, se faria ainda obra dele? Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Como a árvore da videira entre as árvores do bosque, que tenho entregue ao fogo para que seja consumido, assim entregarei os habitantes de Jerusalém. E porei minha face contra eles: do foto sairão, mas o fogo os consumirá; e sabereis que eu sou o Senhor, quando tiver posto a minha face contra eles. E tornarei a terra em desolação, porquanto grandemente transgrediram, diz o Senhor DEUS.

 

Oséias 10:1-2

Israel é uma videira estéril que dá fruto para si mesmo; conforme a abundância do seu fruto, multiplicou também os altares; conforme a bondade da sua terra, assim, fizeram boas as estátuas. O seu coração está dividido, por isso serão culpados; o Senhor demolirá os seus altares, e destruirá as suas estátuas.

 

Isaías 5:1-7

Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil. E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas.

Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Porque, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas? Agora, pis, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada. E a tornarei em deserto; não será podada ne, cavada; porém crescerão nela sarças e espinheiros; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.

Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui a opressão; justiça, e eis aqui clamor.